CAMINHOS DE SANTIAGO

EQUIPA

Ricardo Latoeiro, Andreia Caetano, Ana Palmeira, Marco Caldeira, Adriana Dias, Pedro Serrazina (urbanismo com Arq. Rúben Martins)

LOCALIZAÇÃO

Tavira

TIPO DE EMPREENDIMENTO

Habitação Unifamiliar (12 villas)

EXECUÇÃO

Arquitetura, Design Interiores

FASE

Construído

FOTOGRAFIA

NOA

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

O terreno da intervenção localiza-se inserido num loteamento que consolidava algumas construções de habitação coletiva. Pretendia o promotor desenvolver um produto de habitação unifamiliar, uma que aliava a proximidade ao centro histórico de Tavira, como uma vista panorâmica. O loteamento foi desenvolvido com base em duas circunstâncias: 1) aproveitar os acessos que provinham da urbanização e 2) a criação de uma rua que distribuísse para ambos os lados, mas que sendo de impasse limitava o tráfego automóvel apenas aos residentes, o que tornava o espaço público com menos tráfego, ruído e poluição. Promoveu-se a presença de vegetação no espaço público de modo a tornar o espaço mais harmonioso.

O lote em causa encontra-se balizado entre a linha do comboio e um loteamento de edifícios de habitação coletiva. O grande benefício do lote era a sua localização pela proximidade ao centro histórico a sul e às infraestruturas viárias a norte. O facto de o lote estar num pequeno morro, permite ter uma visão sobre a cidade a partir da cota do 1.º andar. Neste sentido pretendeu-se beneficiar as zonas privadas com grandes varandas, para usufruir do sol e da vista. Na composição arquitetónica, pretendeu-se a marcação pela repetição nas fachadas principais, de modo a determinar as divisões de propriedade, sendo que nos alçados posteriores preza-se a uniformidade. O conjunto edificado é constituído por 12 villas de tipologia V4, todas com piscina.

FALE CONNOSCO